top of page

Farmácia de otimismo

Que não percamos o otimismo perante os obstáculos que aparecem em nosso caminho. Que mantenhamos em nossos corações um estoque cheio de xaropes de perseverança, pílulas de força e motivação, injeções de coragem e determinação...

Esse é o objetivo desse espaço: contribuir com doses de positivismo e fé, doses essas que tratem a alma, acalentem o coração e tornem menos sofrida a caminhada rumo à busca da cura física.

 

Tem alguma mensagem otimista para compartilhar? Por favor, envie-nos: gimseob@gmail.com

 
 

Trocar o óleo

José Carlos De Lucca, O Médico Jesus

Quanto mais as ocorrências tristes do passado estiverem ocupando espaço

em nosso coração, mais as células e órgãos viverão sob o fluxo de energias 

prejudiciais à saúde, minando nosso sistema de recuperação física. Como 

se deve trocar o óleo de um veículo de tempos em tempos, a fim de que as 

impurezas acumuladas não danifiquem as engrenagens do motor, 

precisamos também injetar óleo novo no carro de nossa vida, pois o cultivo 

das reminiscências negativas faz o corpo adoecer.

 

 
Sua mente é um guia valioso de cura!
Atente para os sinais que sua mente quer te dar...

Edward Bach, A Terapia Floral: Escritos selecionados

 

Não é a doença que tem importância, é o paciente;

a maneira pela qual fica enfermo é o guia verdadeiro para a cura.

No dia a dia, cada um de nós tem um caráter próprio composto por nossos gostos, aversões, ideias, pensamentos, desejos, ambições, modo pelo qual tratamos os semelhantes, etc.

Porém, esse caráter não tem relação com o corpo, mas com a mente, e a mente é nossa parte mais sensível e delicada. Assim, não nos deve surpreender o fato de que a mente, com seus vários estados de espírito, seja a primeira a mostrar sintomas de doença e, sendo tão sensível, seja para nós um guia muito melhor, em casos de doença, do que o corpo.

As alterações em nossas mentes nos guiarão claramente para o remédio necessário, quando o corpo mostra apenas uma ligeira alteração.

Não deixe a saúde te embrutecer!
Permita que sua sensibilidade renasça

Rubem Alves, Sobre o Tempo e a Eternidade

 

Há jeitos de estar doente, de acordo com os jeitos da doença...

Algumas doenças são visitas: chegam sem avisar, perturbam a paz da casa e se vão. É o caso de uma perna quebrada, de uma apendicite, de um sarampo. Passado o tempo certo, a doença arruma a mala e diz adeus. E tudo volta a ser como sempre foi.

Outras doenças vêm para ficar. E é inútil reclamar. Se vêm para ficar, é preciso fazer com elas o que a gente faria caso alguém se mudasse definitivamente para a nossa casa: arrumar as coisas da melhor maneira possível para que a convivência não seja dolorosa. Quem sabe até tirar algum proveito da situação?

A doença é a possibilidade da perda. 

Sob seu toque, tudo fica fluido, evanescente, efêmero. 

As pessoas amadas, os filhos – todos ganham a beleza das bolhas de sabão. 

Os atingidos pela possibilidade de perda acordam da sua letargia. 

Objetos banais, ignorados, ficam repentinamente luminosos. 

Se soubéssemos que vamos ficar cegos, que cenários veríamos num simples grão de areia!?!

Quem sente gozo na simples maravilha cotidiana que é não sentir dor?

 

A saúde embrutece os sentidos. 

A doença faz os sentidos ressuscitarem.

 

Aprenda a entender o que a doença quer te ensinar!
Dê tempo ao tempo...

José Carlos De Lucca, O Médico Jesus

A doença de agora foi construída ao longo de muito tempo. Portanto, a cura também precisa de tempo para se estabelecer, e esse tempo é mais ou menos proporcional a assimilação das lições que a enfermidade nos trouxe.

Bem sofrer e mal sofrer
Mais uma lição iluminada de Jesus...

Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. V, item 18

Quando Cristo disse: “Bem-aventurados os aflitos, porque deles é o Reino dos Céus”, não se referia aos sofredores em geral, porque todos os que estão neste mundo sofrem, quer estejam num trono ou na miséria, mas ah!, poucos sofrem bem, poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzir ao Reino de Deus. O desânimo é uma falta; Deus vos nega consolações, se não tiverdes coragem. A prece é um sustentáculo da alma, mas não é suficiente por si só: é necessário que se apóie numa fé ardente na bondade de Deus. Tendes ouvido freqüentemente que Ele não põe um fardo pesado em ombros frágeis. O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem. A recompensa será tanto mais esplendente, quanto mais penosa tiver sido a aflição. Mas essa recompensa deve ser merecida, e é por isso que a vida está cheia de tribulações.

O militar que não é enviado à frente de batalha não fica satisfeito, porque o repouso no acampamento não lhe proporciona nenhuma promoção. Sede como o militar, e não aspires a um repouso que enfraqueceria o vosso corpo e entorpeceria a vossa alma. Ficai satisfeitos, quando Deus vos envia à luta. Essa luta não é o fogo das batalhas, mas as amarguras da vida, onde muitas vezes necessitamos de mais coragem que um combate sangrento, pois aquele que enfrenta firmemente o inimigo poderá cair sob o impacto de um sofrimento moral. O homem não recebe nenhuma recompensa por essa espécie de coragem, mas Deus lhe reserva os seus louros e um lugar glorioso. Quando vos atingir um motivo de dor ou de contrariedade, tratai de elevar-vos acima das circunstâncias. E quando chegardes a dominar os impulsos da impaciência, da cólera ou do desespero, dizei, com justa satisfação: “Eu fui o mais forte”!
Bem-aventurados os aflitos, pode, portanto, ser assim traduzido: Bem-aventurados os que têm a oportunidade de provar a sua fé, a sua firmeza, a sua perseverança e a submissão à vontade de Deus, porque eles terão centuplicado as alegrias que lhes faltam na Terra, e após o trabalho virá o repouso
.

 

A arte de não adoecer
Dráuzio Varella

Se não quiser adoecer... fale de seus sentimentos

Emoções e sentimentos que são escondidos e reprimidos acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares e dor na coluna. Com o tempo, a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos “segredos”, nossos erros... O diálogo, a fala e a palavra são poderosos remédios e excelentes terapias!  

Se não quiser adoecer... tome decisões

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele. 

Se não quiser adoecer... não viva de aparências

Quem esconde a realidade, finge, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... Uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.  

Se não quiser adoecer... aceite-se

A rejeição de si próprio e a ausência de auto-estima fazem com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser nós mesmos é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito e aceitar as críticas é sabedoria, bom-senso e terapia.  

Se não quiser adoecer... confie

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.  

Se não quiser adoecer... não viva sempre triste

O bom humor, a risada, o lazer e a alegria recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. “O bom humor nos salva das mãos do doutor.” Alegria é saúde e terapia!

 

 
Por um fio
Por um fio, Dráuzio Varella, Companhia das Letras, 2004, p.206 
"Custei a aceitar a constatação de que muitos de meus pacientes encontravam novos significados para a existência ao senti-la esvair-se, a ponto de adquirirem mais sabedoria e viverem mais felizes que antes, mas essa descoberta transformou minha vida pessoal: será que com esforço não consigo aprender a pensar e a agir como eles enquanto tenho saúde?"
Saia do escuro!
Acenda sua luz interna...

José Carlos De Lucca, O Médico Jesus

A enfermidade é um quarto escuro. Ponha a mão no interruptor da positividade, da esperança, da fé em si mesmo e da fé em Deus, recupere seu entusiasmo pela vida e, assim, logo mais, a luz da saúde brilhará para você. Essa luz já existe em você, já lhe pertence por herança divina.
Vamos, então, acendê-la?

Abra as portas do seu coração!
As chaves estão com você...

Francisco Cândido Xavier pelo espírito Emmanuel, Vinha de Luz, Cap. 11

Cada espírito guarda seu próprio tesouro e abrirá suas portas sagradas à comunhão com o Eterno Pai. O Criador oferece à semente o sol e a chuva, o clima e o campo, a defesa e o adubo, o cuidado dos lavradores e a bênção das estações; mas a semente terá que germinar por si mesma, elevando-se para a luz solar. O homem recebe, igualmente, o sol da Providência e a chuva de dádivas, as facilidades da cooperação e o campo da oportunidade, a defesa do amor e o adubo do sofrimento, o carinho dos mensageiros de Jesus e a bênção das experiências diversas; todavia, somos constrangidos a romper por nós mesmos os envoltórios inferiores, elevando-nos para a Luz Divina.

As inspirações e os desígnios do Mestre permanecem à volta de nossa alma, sugerindo modificações úteis, induzindo-nos à legítima compreensão da vida, iluminando-nos através da consciência superior; entretanto, está em nós abrir-lhes ou não a porta interna.

 

Entenda o que o sofrimento quer te dizer!
Sua alma sabe a resposta, escute-a...

Edward Bach, A Terapia Floral: Escritos Selecionados

Se tivermos em nossa natureza amor suficiente por todas as coisas, então não poderemos causar danos a ninguém, porque este amor está em todo gesto ou pensamento, impedindo-nos de ferir quem quer que seja. Mas ainda não alcançamos este estágio da perfeição; se assim o fosse, não haveria necessidade de nossa existência aqui. Porém, todos nós estamos buscando e avançando em direção a este estado, e aqueles que sofrem, mental ou fisicamente, estão sendo guiados por meio deste sofrimento, para essa condição ideal. Se soubermos interpretá-lo corretamente, não apenas aceleraremos nossos passos na direção deste objetivo, mas também nos pouparemos da doença e do sofrimento. A partir do momento em que a lição é entendida e o erro é eliminado, não há mais necessidade de correção, pois precisamos nos lembrar de que o sofrimento é, em si mesmo, benéfico, indicando-nos quando estamos seguindo por caminhos errados e acelerando nossa evolução até sua gloriosa perfeição.

bottom of page