Câncer de mama: seja uma mulher de peito! OUTUBRO ROSA está aí, participe. Previna-se!
O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres e está atrás apenas dos casos de câncer de pele do tipo não melanoma. Segundo uma estimativa sobre incidência de câncer no Brasil realizada entre 2014 e 2015 pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), o país terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama. Esse número é alto, mas antes de se desesperar, é reconfortante saber que existem saídas para prevenir o problema.
É por esse motivo que o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome do movimento remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades relacionadas à prevenção e ao tratamento da doença. As ações desenvolvidas durante o mês de outubro são direcionadas, principalmente, à conscientização para a prevenção pelo diagnóstico precoce.
Diagnóstico precoce aliado ao tratamento mais indicado para cada situação é a medida fundamental para alcançar a cura do câncer de mama. Portanto, informe-se sobre a doença e realize os exames preventivos recomendados para cada faixa etária. Lembre-se que a mamografia é o mais importante recurso para rastreamento e diagnóstico precoce!
O QUE É O CÂNCER DE MAMA?
O câncer de mama é uma proliferação desordenada e sem limites de algumas células da própria mama que perdem a capacidade de parar de se multiplicar.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DO CÂNCER DE MAMA?
Não se sabe exatamente o que causa o câncer de mama, mas há alguns fatores de risco associados à doença. Fator de risco é qualquer coisa que aumente os riscos de aparecimento de uma doença. Alguns podem ser controlados (como fumo, hábitos alimentares) e outros não, como idade e histórico familiar. A exposição a um ou mais fatores de risco não significa que a mulher vá necessariamente ter câncer de mama, apenas que corre maior risco de ter a doença. Os fatores de risco mais frequentemente relacionados ao câncer de mama são: tabagismo, uso de hormônios ou terapia de reposição hormonal, início da menstruação em idade muito jovem, menopausa em idade mais tardia, menor número de gravidez ou gravidez em idade mais tardia, excesso de peso e ingestão de bebida alcoólica, além de fatores genéticos.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA?
A mulher pode perceber um nódulo palpável na mama, acompanhado ou não de dor. É importante ficar atenta a possíveis alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos, retrações ou aspecto semelhante ao da casca da laranja. Também podem surgir nódulos na axila.
O QUE FAZER PARA PREVENIR O CÂNCER DE MAMA?
Quanto mais cedo o câncer de mama é diagnosticado, maiores as chances de o tratamento ser bem-sucedido. O objetivo dos exames diagnósticos de rotina é encontrar o câncer antes mesmo de causar sintomas. O tamanho do tumor e sua capacidade de se espalhar são os fatores mais importantes para o prognóstico da doença. Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo na mama é menor que 1 centímetro, as chances de cura chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia.
O autoexame também é um grande auxiliar no diagnóstico precoce. Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos principais que incluem fazer observação em frente ao espelho, palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada. O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 7 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.
Além do diagnóstico precoce, mudanças nos hábitos de vida que incluam a minimização dos fatores de risco mencionados anteriormente também contribuem para a diminuição do risco de desenvolver a doença. No entanto, a adoção de um estilo de vida saudável nunca deve excluir as consultas periódicas ao ginecologista, que incluem a mamografia anual a partir dos 40 anos.
Fontes de consulta:
Site Outubro Rosa - Disponível em: http://outubrorosa.org.br. Acesso: 07/10/2015
Site Mulher Cosnciente - Disponível em: http://www.mulherconsciente.com.br/cancer-de-mama. Acesso: 07/10/2015
A. C. Camargo Cancer Center - Disponível em: http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/cancer-de-mama/27. Acesso: 07/10/2015
Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer - Disponível em: http://www.ibcc.org.br/autoexame/mama.asp. Acesso: 07/10/2015